Universitè de Lyon oferece bolsas para mestrado na França

A Université de Lyon, da França, oferece anualmente cerca de 20 bolsas de estudo para estudantes internacionais que desejam cursar um programa de mestrado em ciências exatas, artes, ciências humanas e sociais na instituição. As oportunidades são para a École Normale Supérieure (ENS) de Lyon, uma instituição pública tradicional francesa com uma grande comunidade internacional e forte […]

Universitè de Lyon oferece bolsas para mestrado na França

Université de Lyon, da França, oferece anualmente cerca de 20 bolsas de estudo para estudantes internacionais que desejam cursar um programa de mestrado em ciências exatas, artes, ciências humanas e sociais na instituição. As oportunidades são para a École Normale Supérieure (ENS) de Lyon, uma instituição pública tradicional francesa com uma grande comunidade internacional e forte histórico em pesquisa.

O programa da bolsas Ampère Scholarships of Excellence fornece um subsídio mensal de 1.000 € por mês ao longo do programa, que pode ter duração de 12 a 24 meses. De acordo com o site da ENS, o foco da iniciativa são estudantes que tenham interesse em seguir a área de pesquisa. Neste link (disponível aqui), é possível conferir a lista completa de programas de mestrado oferecidos pela universidade.

No começo de cada semestre, a ENS Lyon realiza uma programação de recepção aos estudantes internacionais que inclui cursos de Francês, auxílio administrativos e atividades culturais, tudo de graça. Como a Lyon é uma instituição pública, as bolsas cobrem os custos das mensalidades, que variam de acordo com o programa escolhido, sobrando um valor para auxiliar nas despesas mensais – que não cobrirá todas as despesas.

Como se candidatar

Para concorrer à uma das bolsas de estudo é necessário se inscrever através do formulário de aplicação online, que pode ser encontrado através deste link (disponível aqui). Os estudantes selecionados receberão uma carta de pré-matricula com todos os encaminhamentos que deverão ser realizados. A documentação exigida pelo processo seletivo para todos os candidatos inclui:

  • Duas cartas de referência de professores que tenham contato com seu trabalho (saiba como pedir a sua através deste link);
  • Uma carta de motivação (saiba como escrever a sua através deste link);
  • Currículo vitae (confira neste link como fazer o currículo europeu);
  • Certificado/diploma de graduação;
  • Transcrição da documentação acadêmica em inglês ou francês.

Para estudantes de artes, humanidades, linguagens e ciências sociais, é necessário enviar também:

  • Um sumário de seu projeto de pesquisa em Francês com, ao menos, 3 páginas, com exceção dos inscritos no programa de mestrado em economia avançada, que devem enviar o sumário em inglês;
  • No sumário, o estudante deve explicar os motivos de escolher tal caminho para a pesquisa, a justificativa para a pesquisa anterior, a direção metodológica, uma bibliografia indicada e a lista de publicações e participações em colóquios.
  • Certificado de proficiência em francês (mínimo de B2 ou C1 no DALF, DELF ou TCF – a exigência pode variar de acordo com o programa de mestrado escolhido), com exceção do programa de mestrad em economia avançada.
  • Para o programa de mestrado em economia avançada, é necessário apresentar certificado de proficiência em inglês (mínimo de B2 no IELTS, TOEFL ou certificado oficial).

Para estudantes de ciências exatas e biológicas:

  • Certificado de proficiência em inglês no IELTS, TOEFL ou outros certificados oficiais – mínimo de C1 para o programa de ciências da computação e mínimo de B2 para os outros programas.
  • Certificado de proficiência em Francês para os estudantes de biologia – mínimo de B2 no DALF, DELF, TCF ou outros certificados oficiais.

Data de inscrição

Mais informações sobre as Ampère Scholarships of Excellence no link (disponível aqui). As inscrições abrem no próximo dia 15 de dezembro e se encerram no dia 16 de janeiro de 2022.

Fonte: EstudarFora