Sergipe não exigirá pedido médico para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Sergipe seguirá o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e não exigirá prescrição médica para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. Ao menos 15 estados e o Distrito Federal adotaram essa posição. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde […]

Sergipe não exigirá pedido médico para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Sergipe seguirá o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e não exigirá prescrição médica para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. Ao menos 15 estados e o Distrito Federal adotaram essa posição.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde disse que “entende que é urgente o início do processo de imunização das crianças (…) e que nenhuma barreira deve ser criada”.

A vacinação desta faixa etária do público infantil foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)no último dia 16 de dezembro com o imunizante da Pfizer, porém, ainda não há uma data para começar a acontecer em todo o país.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que o ministério recomendará que as crianças sejam vacinadas desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais. Entretanto, até o momento o Ministério da Saúde não adotou medidas para iniciar a aplicação da vacina em crianças.

Ele anunciou a realização de uma consulta pública para ouvir a sociedade a respeito da imunização desse público. A consulta pública está prevista para ficar aberta até 2 de janeiro. Especialistas afirmam que essa etapa é inédita no processo e que vai atrasar ainda mais a imunização infantil.

Fonte: G1 SE