Rede de cinema retira aviso polêmico em Lightyear após reações negativas no Peru

Uma rede de cinemas peruana retirou um aviso de “ideologia de gênero” que estava sendo mostrado durante as exibições de “Lightyear”. A rede Cineplanet estava exibindo o comunicado desde a estreia do filme por conta de um beijo lésbico entre duas personagens do longa infantil. No entanto, após críticas nas redes sociais e protestos de entidades, […] O post Rede de cinema retira aviso polêmico em Lightyear após reações negativas no Peru apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rede de cinema retira aviso polêmico em Lightyear após reações negativas no Peru

Uma rede de cinemas peruana retirou um aviso de “ideologia de gênero” que estava sendo mostrado durante as exibições de “Lightyear”. A rede Cineplanet estava exibindo o comunicado desde a estreia do filme por conta de um beijo lésbico entre duas personagens do longa infantil. No entanto, após críticas nas redes sociais e protestos de entidades, a empresa descartou o alerta. 

“A história de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo, e que nos apresenta o lendário Space Ranger que conquistou gerações de fãs, contém cenas com ideologia de gênero”, disse a Cineplanet após a estreia do filme e durante as exibições. 

A cena em questão, mostra Alisha Hawthorne, uma Patrulheira Espacial que é aliada e amiga de Buzz Lightyear, em um momento com sua parceira, enquanto as duas formam uma família.

beijo lightyear
Divulgação/Pixar

Polêmica com “Lightyear”

Não é a primeira vez que esta cena gerou controvérsias dentro da Disney e Pixar. No começo de 2022, vazou a informação de que a Disney havia solicitado o corte da cena na versão que seria lançada nos cinemas. Com isso, a companhia enfrentou protestos vindos de fãs e de dentro da própria Pixar (que pertence à Disney), e a cena foi adicionada de volta ao filme.

Leia mais:

Ser capaz de devolver o beijo [ao filme] foi importante para nós – é um momento comovente,” comentou a produtora de “Lightyear” em entrevista ao /Film. “Ajuda o Buzz a ver o que ele está perdendo. É a vida que está sendo vivida na frente dele por sua melhor amiga, o que ele não está tendo”.

A Disney recentemente enfrentou outro caso de proibição por inclusão de temas LGBT+. “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” foi banido da Arábia Saudita, Egito e Kuwait por causa de uma cena em que America Chavez fala sobre o destino de suas “duas mães”. Autoridades chegaram a solicitar a edição da cena, mas Disney e Marvel Studios se negaram a obedecer ao pedido.

“Lightyear” conta a história do Patrulheiro Espacial Buzz Lightyear, dando foco ao personagem que deu origem ao brinquedo que protagoniza os filmes da franquia “Toy Story” ao lado de Woody. O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros desde o último dia 16.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Rede de cinema retira aviso polêmico em Lightyear após reações negativas no Peru apareceu primeiro em Olhar Digital.