PC da Rússia: “só desmilitarização dos nazistas da Ucrânia pode garantir a paz”

“Os objetivos das autoridades dos EUA e seus satélites da OTAN de escravizar a Ucrânia não devem ser realizados”, afirma a declaração do Presidium (equivalente ao Secretariado) do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa em nota do dia 24*. A declaração apoia a decisão do governo da Federação Russa e enfatiza que a […] O post PC da Rússia: “só desmilitarização dos nazistas da Ucrânia pode garantir a paz” apareceu primeiro em Hora do Povo.

PC da Rússia: “só desmilitarização dos nazistas da Ucrânia pode garantir a paz”

“Os objetivos das autoridades dos EUA e seus satélites da OTAN de escravizar a Ucrânia não devem ser realizados”, afirma a declaração do Presidium (equivalente ao Secretariado) do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa em nota do dia 24*.

A declaração apoia a decisão do governo da Federação Russa e enfatiza que a paz só pode ser alcançada quando se consiga “conter a agressividade da OTAN”, e mais: “Somente a desmilitarização e a desnazificação da Ucrânia garantirão segurança sustentável para os povos da Rússia, da Ucrânia e de toda a Europa”.

Segue a íntegra da nota do PCFR:

Após o apelo da liderança da DPR e da LPR, as autoridades russas lançaram uma operação político-militar destinada a forçar os provocadores nazistas à paz. As medidas tomadas visam garantir a paz no Donbass e a proteger a Rússia de ameaças cada vez mais agudas dos Estados Unidos e da OTAN.

A militarização da Europa Oriental após a dissolução do Pacto de Varsóvia é evidente. As intenções agressivas de Washington foram claramente realizadas no processo de destruição da Iugoslávia. Os objetivos das autoridades dos EUA e seus satélites da OTAN de escravizar a Ucrânia não devem ser realizados. Esses planos agressivos representam ameaças críticas à segurança da Rússia. Ao mesmo tempo, contradizem fundamentalmente os interesses do povo ucraniano.

Os Estados Unidos estão aumentando suas capacidades competitivas no mundo global a qualquer custo. Eles não estão envergonhados pelo fato de que as sanções contra a Rússia, o torpedeamento do Nord Stream 2 e a ameaça de guerra na Europa levam a grandes perdas econômicas para os países da Zona do Euro. Hoje é especialmente importante para os povos do mundo perceber o aventureirismo da política de Washington e lembrar a experiência do amplo movimento antiguerra. A implantação de tal movimento garantiria a solidariedade com os povos amantes da paz da Rússia e da Ucrânia e protegeria seus direitos ao seu próprio desenvolvimento.

O Partido Comunista da Federação Russa procede da necessidade de desmantelar os resultados de muitos anos de banderização da Ucrânia. A política real em seu território é amplamente ditada por nacionalistas raivosos. Eles aterrorizam o povo ucraniano e impõem um curso político agressivo às autoridades. “Cedendo” sob essa pressão, Zelensky traiu os interesses de seus concidadãos, que o elegeram presidente da paz no Donbass e da boa vizinhança com a Rússia.

Nas condições em que a Federação Russa defendeu os cidadãos de Donbass, é necessário fornecer toda a assistência possível aos refugiados e civis do DPR e LPR. Apelamos a toda a sociedade para lhes prestar a assistência e o apoio necessários.

O imperativo premente da época era forçar os provocadores de Kiev à paz e conter a agressividade da OTAN. Somente a desmilitarização e a desnazificação da Ucrânia garantirão segurança sustentável para os povos da Rússia, da Ucrânia e de toda a Europa. Na luta pela paz e na prevenção do renascimento do fascismo, consideramos importante utilizar amplamente os métodos da diplomacia popular e da cooperação humanitária.

Em termos estratégicos, a posição do Partido Comunista da Federação Russa é bem conhecida: a principal garantia de paz, criação e desenvolvimento é o movimento pelo caminho do progresso social e da justiça social, pelo caminho do socialismo.”

*A declaração do PCFR tem a assinatura de Gennady Andreevich Zyuganov, presidente do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa, chefe da bancada do Partido Comunista da Federação Russa na Duma Estatal da Assembleia Federal da Federação Russa

O post PC da Rússia: “só desmilitarização dos nazistas da Ucrânia pode garantir a paz” apareceu primeiro em Hora do Povo.