Patrística e escolástica: conheça as duas filosofias medievais

É comum que a Idade Média também seja chamada de "Idade das Trevas", com predominância da barbárie e do medo — um preconceito que acabou sendo herdado das correntes de pensamento iluministas. No entanto, muito do que conhecemos de filosofia moderna e ciência surgiu nessa época da história da humanidade e não podemos deixar isso de lado.Em termos de filosofia, as vertentes patrística e escolástica eram as que mais se destacavam naquele período e falavam muito a respeito da relação do homem com o pensamento religioso, sobretudo em uma época em que a Igreja Católica começava a se consolidar. Conheça mais sobre esses estilos de pensamento nos próximos parágrafos!Leia mais...

Patrística e escolástica: conheça as duas filosofias medievais

É comum que a Idade Média também seja chamada de "Idade das Trevas", com predominância da barbárie e do medo — um preconceito que acabou sendo herdado das correntes de pensamento iluministas. No entanto, muito do que conhecemos de filosofia moderna e ciência surgiu nessa época da história da humanidade e não podemos deixar isso de lado.

Em termos de filosofia, as vertentes patrística e escolástica eram as que mais se destacavam naquele período e falavam muito a respeito da relação do homem com o pensamento religioso, sobretudo em uma época em que a Igreja Católica começava a se consolidar. Conheça mais sobre esses estilos de pensamento nos próximos parágrafos!

Leia mais...