Onde os chefs comem? Com Bruna Martins, do Birosca S2, de Belo Horizonte

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos The post Onde os chefs comem? Com Bruna Martins, do Birosca S2, de Belo Horizonte appeared first on CNN Brasil V&G.

Onde os chefs comem? Com Bruna Martins, do Birosca S2, de Belo Horizonte

A mineira Bruna Martins começou a cozinhar como uma brincadeira, mas não demorou muito para que as suas criações, antes preparadas no fogão à lenha do sítio da família, virarem coisa séria.

De inspiração afetiva, os pratos da chef Bruna são feitos a partir do imaginário da mulher dona de casa e, detalhe: todos foram extraídos dos cadernos de receitas de sua mãe e das avós.

Participante da terceira temporada do reality culinário “Mestre do Sabor” (TV Globo), Bruna comanda a cozinha e os negócios do Birosca S2, restaurante de gastronomia criativa e pautada em lembranças que funciona há oito anos em Belo Horizonte, no bairro de Santa Tereza.

Hoje, além do restaurante, a profissional de 31 anos também é dona do Gira Vinhos, e-commerce e bar no Mercado Novo, focado em valorizar vinhos de pequenos produtores, orgânicos e de rótulos nacionais.

Apesar de manter negócios em Belo Horizonte, Bruna experimenta os sabores de outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, e compartilha a seguir suas experiências prediletas que sempre tem nestas três importantes cidades brasileiras:

Adega Pérola (Rio de Janeiro)

O Adega Pérola é um restaurante de frutos do mar e bar de tapas no bairro de Copacabana. Amei esse lugar! O salão tem mesas e bancos compridos feitos em madeira e o grande balcão com vidros nos mostra uma variedade deliciosa de comidinhas.

Entre as pedidas, sugiro o vinagrete de polvo e o bolinho de bacalhau. Ambos são uma delícia e muito bem feitos. Chopp e cervejas artesanais bem geladas são pedidas ideais e ótimas companhias para os tira-gostos.

Rua Siqueira Campos, 138 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 2255-9425.

Bar Bagaceira (São Paulo)

Dos mesmos donos do Koya88, bar de pegada oriental no bairro da Santa Cecília, o Bagaceira possui vários drinques autorais e coquetéis tradicionais. Há desde batidinhas com sabores do dia até clássicos, como o Macunaíma e o Rabo de Galo.

Além dos drinques, os petiscos merecem todos os elogios. Eles servem um bolovo de porco com morcila que é delicioso e fotogênico – dá para ver vários posts do bolinho nas mídias sociais do bar. Pastel de bochecha, torresmo e bolinho de arroz com queijo tulha também são algumas das opções.

Rua Frederico Abranches, 197 – Santa Cecília, São Paulo – SP. Tel.: (11) 2691-1884.

Mercado Novo (Belo Horizonte)

cozinha tupis mercado novo
Comidinhas da Cozinha Tupis, que possui um balcão e cozinha aberta no Mercado Novo/ Divulgação/Cervejaria Viela/Nani Rodrigues

O Mercado Novo é um espaço interessante em Belo Horizonte, um mercadão com restaurantes, cervejaria, cachaçaria, feira e lojas variadas de prestação de serviços. Tem uma vida gastronômica e social bem agitada junto à decoração rústica.

Dentro do mercado, minha indicação é petiscar na Cozinha Tupis. O restaurante apresenta releituras de delícias mineiras muito bem feitas para o almoço e sempre há o prato do dia. Toda experiência é feita num balcão, bem típico da vida boêmia de BH.

Avenida Olegário Maciel, 742 – Centro, Belo Horizonte – MG. Cozinha Tupis – Loja 2161.


The post Onde os chefs comem? Com Bruna Martins, do Birosca S2, de Belo Horizonte appeared first on CNN Brasil V&G.