Olga de Kiev: a viking assassina e vingadora que virou santa católica

Muitos santos da Igreja Católica tem histórias inusitadas, que fogem do estereótipo de figuras serenas e benevolentes que podemos associar a eles. Olga de Kiev, padroeira das viúvas e dos convertidos, bastante venerada na Ucrânia, é um dos maiores exemplos disso. Antes de ser canonizada, ela protagonizou uma vingança sangrenta, digna de Game of Thrones.Ainda adolescente, Olga se casou com Igor, herdeiro do primeiro mandatário do Rus de Kiev, Rurik. Esse reino medieval tinha alianças com a tribo dos drevlianos, no que hoje é o norte da Ucrânia. Mas, quando Rurik morreu, estes pararam de pagar seus impostos — e Igor foi até lá para cobrar a dívida. Então, foi brutalmente assassinado. Leia mais...

Olga de Kiev: a viking assassina e vingadora que virou santa católica

Muitos santos da Igreja Católica tem histórias inusitadas, que fogem do estereótipo de figuras serenas e benevolentes que podemos associar a eles. Olga de Kiev, padroeira das viúvas e dos convertidos, bastante venerada na Ucrânia, é um dos maiores exemplos disso. Antes de ser canonizada, ela protagonizou uma vingança sangrenta, digna de Game of Thrones.

Ainda adolescente, Olga se casou com Igor, herdeiro do primeiro mandatário do Rus de Kiev, Rurik. Esse reino medieval tinha alianças com a tribo dos drevlianos, no que hoje é o norte da Ucrânia. Mas, quando Rurik morreu, estes pararam de pagar seus impostos — e Igor foi até lá para cobrar a dívida. Então, foi brutalmente assassinado. 

Leia mais...