MPTO e órgãos de fiscalização discutem estratégias para garantir segurança de animais na Cavalgada de Araguaína e na Expoara

O promotor de Justiça Airton Amilcar, que atua na defesa do meio ambiente em Araguaína, participou de reunião na última quarta-feira, 18, para definir estratégias de prevenção contra maus-tratos e mortes de animais durante a Cavalgada 2022 e as atividades da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara). O promotor de Justiça afirmou que o Ministério Público […]

MPTO e órgãos de fiscalização discutem estratégias para garantir segurança de animais na Cavalgada de Araguaína e na Expoara

O promotor de Justiça Airton Amilcar, que atua na defesa do meio ambiente em Araguaína, participou de reunião na última quarta-feira, 18, para definir estratégias de prevenção contra maus-tratos e mortes de animais durante a Cavalgada 2022 e as atividades da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara).

O promotor de Justiça afirmou que o Ministério Público do Tocantins (MPTO) fiscalizará as festividades e expedirá uma recomendação com as orientações a serem seguidas ao longo dos eventos.

Além da defesa dos animais, também foram discutidas medidas a serem executadas por órgãos de fiscalização, a fim de assegurar o cumprimento da legislação municipal e garantir a segurança e a integridade dos participantes.

O diretor do Departamento de Posturas e Edificações do município (Demupe), Nicasio Mourão, explicou que outras ações serão promovidas ao longo dos eventos para a fiscalização e prevenção de irregularidades como infrações de trânsito e ocupações irregulares de espaços públicos, entre outros.

Participantes
A reunião contou com a presença do Sindicato Rural de Araguaína, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Departamento de Posturas e Edificações do município (Demupe), Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Polícia Civil, chefes de comitivas, diretor da Cavalgada, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araguaína, professores de Medicina Veterinária e da representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária.


Sobre os eventos

A XXXII edição da Cavalgada de Araguaína está marcada para o dia 5 de junho. Durante o evento, é autorizada a circulação de animais em vias públicas, no máximo, a até 4 horas após o encerramento do evento.

Já a Expoara acontecerá entre os dias 02 e 12 de junho, no Parque de Exposições de Araguaína.

Fonte: MP TO