Médico infectologista Thor Dantas apresenta dados favoráveis à vacinação de crianças contra a Covid-19

Após polêmica e disseminação de muita fake news, a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos no Brasil começa ainda neste mês de janeiro. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de dois meses, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização. Por meio de suas redes sociais (Twitter), o médico infectologista […] O post Médico infectologista Thor Dantas apresenta dados favoráveis à vacinação de crianças contra a Covid-19 apareceu primeiro em Jornal Opinião.

Médico infectologista Thor Dantas apresenta dados favoráveis à vacinação de crianças contra a Covid-19

Após polêmica e disseminação de muita fake news, a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos no Brasil começa ainda neste mês de janeiro. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de dois meses, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização.

Por meio de suas redes sociais (Twitter), o médico infectologista acreano, Thor Dantas, apresentou dados que desconstroem a ideia de que a imunização prejudicaria a saúde das crianças.

“Ainda sobre vacina contra COVID em crianças. Um dado importantíssimo que tem sido pouco divulgado: o risco de miocardite, a única questão de efeito adverso, que realmente importa nesse debate, é 10 vezes menor entre crianças de 5 a 11 do que nas crianças mais velhas (12 a 17). Ou seja, estamos ampliando a indicação da vacina para um público com risco muito menor de efeito adverso”, observou Thor, ilustrando seu posicionamento com um dado do Centers for Disease Control (CDC) – Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Ainda segundo Thor, “o risco de miocardite é algumas dezenas de vezes menor pela vacina do que pelo próprio COVID, em todas as faixas etárias (de 0 a 80 anos)”. O médico aponta ainda o que considera um erro: “outro erro comum nesse debate é comparar crianças com adultos. Isso não faz o menor sentido! Devemos comparar crianças com criança”, destacou.

Em outra tabela apresenta pelo infectologista, os óbitos por Covid-19 de crianças e adolescentes é superior aos óbitos causados por doenças infecciosas previsíveis. “Covid é a campeã de óbitos na comparação que realmente faz sentido: criança com criança, doença com doença”, endossou.

O post Médico infectologista Thor Dantas apresenta dados favoráveis à vacinação de crianças contra a Covid-19 apareceu primeiro em Jornal Opinião.