Lotes de anti-hipertensivo Losartana são recolhidos pela Anvisa

Saiba o que motivou o recolhimento de lotes do medicamento Losartana de vários laboratórios diferentes.

Lotes de anti-hipertensivo Losartana são recolhidos pela Anvisa

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinou nesta quinta-feira (23) o recolhimento de lotes do medicamento Losartana de vários laboratórios diferentes.Lotes de anti-hipertensivo Losartana são recolhidos pela AnvisaLotes de anti-hipertensivo Losartana são recolhidos pela Anvisa

O princípio ativo é anti-hipertensivo e um dos medicamentos para insuficiência cardíaca mais utilizado no Brasil. A medida é preventiva e foi tomada após a Anvisa encontrar no remédio uma concentração acima do limite de segurança da impureza conhecida como “azido”. Ela pode surgir durante o processo de fabricação e tem potencial de causar mutações nas substâncias do medicamento.

Em nota, a Anvisa informa que quem toma regularmente o medicamento deve continuar o tratamento e conversar com seu médico em caso de dúvida ou necessidade de orientação, já que a medida é preventiva e a interrupção abrupta do tratamento sem a devida substituição do remédio, também pode causar riscos.

A solicitação para a troca do medicamento recolhido deve ser feita diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas responsáveis pela distribuição.

Fonte: Agência Brasil