Homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial em João Neiva

Em homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05), e procurando informar e conscientizar sobre o tema, a Prefeitura de João Neiva, através do equipamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da secretaria municipal de Saúde, realiza na próxima sexta-feira 20, a partir de 7h, durante a Feira do Agricultor (Mercado Municipal), uma amostra de atividades executadas pelos assistidos do local, além de outras ações abordando o assunto. O post Homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial em João Neiva apareceu primeiro em Folha do Litoral.

Homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial em João Neiva

Em homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05), e procurando informar e conscientizar sobre o tema, a Prefeitura de João Neiva, através do equipamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da secretaria municipal de Saúde, realiza na próxima sexta-feira 20, a partir de 7h, durante a Feira do Agricultor (Mercado Municipal), uma amostra de atividades executadas pelos assistidos do local, além de outras ações abordando o assunto.

Sandra Delaia Ramos, coordenadora do CAPS, esclarece que atualmente não existe mais internação a longo prazo, como acontecia há muitos anos atrás, e que as internações só ocorrem em último caso, com tratamentos humanizados com visitas semanais dos familiares.

Ela explica que o CAPS trabalha em favor da inclusão dos usuários do Centro na sociedade, visando eliminar os preconceitos, sendo essencial para tanto a ajuda e o auxílio dos familiares e amigos. “Além de todo o trabalho efetuado no CAPS, nossos pacientes participam de muitos projetos municipais, como oficinas e aulas de instrumentos e oficina ocupacional, ambos no Preservarte, por intermédio de parceria com a prefeitura”.

Sandra completa informando que a prefeitura também tem um contrato com o “Projeto Terapêutico Betânia”, sendo oferecido tratamento para pessoas com dependência do álcool e drogas. “O usuário que sentir o desejo de se tratar deve me procurar, aqui no CAPS, localizado na rua Sete de Setembro, n° 280, Centro, ao lado do Renascer, de segunda às sexta-feira, das 7h às 16h30”.

O Projeto Betânia oferece tratamento psicossocial, oficinas diversas, hortoterapia, culinária em geral, terapias em grupo e educação religiosa. Hoje o CAPS atende cerca de 850 pessoas incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade.

O post Homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial em João Neiva apareceu primeiro em Folha do Litoral.