Gustavo Petro é eleito presidente na Colômbia

Hoy es dia de fiesta para el pueblo. Que festeje la primera victoria popular. Que tantos sufrimientos se amortiguen en la alegria que hoy inunda el corazon de la Patria. Esta victoria para Dios y para el Pueblo y su historia. Hoy es el dia de las calles y las plazas. — Gustavo Petro (@petrogustavo)...

Gustavo Petro é eleito presidente na Colômbia

A Colômbia definiu neste domingo (19) o novo presidente que fará a gestão de 2023 a 2026, com 50,44% dos votos, Gustavo Petro foi eleito no segundo turno das eleições. Petro com 11.281.013 milhões de votos em uma eleição histórica para o país.

O senador de esquerda Gustavo Petro, ex-prefeito de Bogotá e ex-guerrilheiro, teve uma disputa acirrada com o empresário Rodolfo Hernández, candidato populista de direita com um discurso antissistema. Hernández teve 47,31% dos votos, totalizando 10.580.412 votantes.

Pela primeira vez em duas décadas, a disputa não teve um nome ligado ao ex-presidente Álvaro Uribe.

Nas redes sociais, Gustavo Petro comemorou a vitória minutos após a divulgação do resultado.

“Hoje é dia de festa para o povo. Que se festeje a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos se amorteçam na alegria que hoje inunda o coração da pátria. Essa vitória para Deus e para o povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e das praças”, escreveu no Twitter o presidente eleito.