Foco no crescimento das cooperativas habitacionais

União com o propósito de tornar realidade o sonho da casa própria. Esse é o objetivo dos associados das cooperativas que integram o Núcleo Cooperativista Habitacional, NUCHAFAR, que mantém a motivação inicial e vem dando seguimento aos projetos e sonhos!

Foco no crescimento das cooperativas habitacionais

Para os administradores do Núcleo, o balanço até este momento é positivo. Mesmo em um período com enfrentamentos decorrentes de dois anos pandêmicos e, consequentemente, com um cenário de instabilidade econômica e desemprego, o que gerou em todos os segmentos certa inquietação, o trabalho desenvolvido junto às cooperativas teve continuidade, com esforço de todos.
O NUCHAFAR concentra hoje 11 cooperativas, sendo elas: Águas Claras; Bona Vitta; Caminhos de Caravaggio; Esperança; Imigrantes; Monte Cristo; Novo Amanhã; Portal Nascente; Praia Farroupilha; Terra Gaúcha e Vinhedos.
Com mais de dois mil associados, as cooperativas projetam seus lotes próximos às localidades de São Marcos, Nova Sardenha, Bairro Monte Verde, Linha Julieta e Caravaggio, todos com facilidade de acesso, onde será oferecida toda a infraestrutura necessária, sempre respeitando as leis vigentes, mantendo um diálogo com o Poder Executivo, através da Secretaria de Gestão e Governo e de Planejamento e Meio Ambiente. Foram adquiridas terras em regiões estratégicas e planejadas, onde junto com a Administração Municipal, foram realizadas muitas reuniões, com discussões e com análises técnicas, das regiões e glebas onde seriam compradas as terras.
Conforme o presidente, recém-eleito, do Núcleo Cooperativista, Fernando José Rodrigues dos Santos, isso dá um respaldo muito grande ao desenvolvimento das demandas dos associados e promove segurança quanto ao patrimônio de cada um. “Nosso trabalho é feito com muita responsabilidade e transparência. E o resultado é vermos a consolidação quando um associado consegue seu terreno. É a conquista de uma vida, pois vai dar a ele a possibilidade de ter sua casa própria”, ressalta Santos.
O Núcleo trabalha com apoio de um escritório de contabilidade, corpo técnico cível/ambiental, assessoria jurídica e Sicredi, e todas as cooperativas estão registradas JUCIS (Junta Comercial do R/S).
De acordo com o presidente Fernando: “Todos nós temos o mesmo objetivo e sonho. Este ano trabalhamos muito nas liberações dos projetos de LIS (licença de instalação) das cooperativas Novo Amanhã e Vinhedos. As demais estão todas em andamento, sendo que das 11 cooperativas, 8 já possuem LP, que é a licença prévia”.
Santos salienta ainda que o Núcleo mantem contatos institucionais frequentes com o Poder Público de Farroupilha o que contribui muito no desenvolvimento das ações cooperativistas, especialmente com a Secretaria de Planejamento/Meio Ambiente e Gestão e Governo, através dos secretários, Cristiane Girelli e Rafael Colloda, e que, além disso, se está buscando novos parceiros tanto no município quanto no estado para dar melhor andamento aos projetos dos empreendimentos habitacionais. “No próximo ano vamos intensificar os trabalhos para que possamos no segundo semestre trabalhar forte em projetos já estruturados e novos e, se tudo der certo, iniciar neste período as obras nas áreas de terras adquiridas em Caravaggio”, enfatiza. “A pandemia nos atrapalhou bastante, mas nós, cooperativistas, não desistimos dos nossos sonhos”, complementa o presidente.
Vale destacar que encontram- se em fase de conclusão as obras da Cooperativa Habitacional Águas Claras, que está situada junto a RST 453, atrás da Empresa NATURASUC. Elas iniciaram em junho de 2020 e mesmo com a pandemia, os trabalhos continuaram fortes, onde foram realizados, o encanamento de água servida (CORSAN), esgoto cloacal e pluvial, pavimentação, transposição de riacho (galeria) e toda a infraestrutura necessária, sempre respeitando as normas técnicas e ambientais.
O Núcleo Cooperativista Habitacional e Cooperativas associadas, através dos membros da diretoria, agradecem a todos os prestadores de serviços pela dedicação e comprometimento e a todos os cooperativados pela confiança depositada no trabalho. E desejam aos associados um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!