Escrita Celebra: incentivos e inspirações

Conforme noticiamos, no dia 25 escritores regionais foram reunidos na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac no evento “Escrita Celebra”, no qual integrantes da Academia de Letras Machado de Assis e da Academia Caxiense de Letras puderam falar um pouco de suas obras e experiências com a escrita. Mais do que isso, foi feito o convite para a participação no Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo, o nosso concurso.Foi uma manhã tão prazerosa que o tempo passou e ninguém se deu conta das horas que transcorreram. Trocar experiências, aprender com as alheias, captar inspirações… só entende esses fatores quem, de alguma forma – ainda que pequena – se envolve com os encantos da leitura e da escrita.Os professores de Farroupilha têm um papel fundamental de incentivo aos jovens, especialmente para o encorajamento das participações em concursos de escrita. Os pais também são figuras indispensáveis na descoberta do gosto por este mundo e aproveitando o tema, algumas dicas podem iluminar o caminho. Acompanhe:1- Ser exemplo: os filhos são reflexo dos pais, por isso, a criança e o adolescente precisam ver que os pais têm o hábito da leitura. Uma leitura conjunta com o filho e depois reservar um momento para conversar sobre a história pode ser uma boa estratégia, segundo os especialistas em educação.2- Dar acesso aos livros: levar os filhos à biblioteca ou às livrarias para que tenham contato com diversas obras e temas. As jovens farroupilhenses que fazem parte da Academia de Letras Machado de Assis, Ju Rigol e Júlia de Rossi, confessaram que iniciaram a trajetória com os gibis da Turma da Mônica! Daí a importância de estimular com obras divertidas, que sejam encaradas como prazer e não obrigação.Os trabalhos para o concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude de Farroupilha e organizado pela Biblioteca Pública Olavo Bilac, podem ser entregues até o dia 7/10. A ficha de inscrição e o regulamento do concurso podem ser encontrados no site da prefeitura de Farroupilha: https://farroupilha.rs.gov.br. REPORTAGEM: Claudia Iembo

Escrita Celebra: incentivos e inspirações

Conforme noticiamos, no dia 25 escritores regionais foram reunidos na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac no evento “Escrita Celebra”, no qual integrantes da Academia de Letras Machado de Assis e da Academia Caxiense de Letras puderam falar um pouco de suas obras e experiências com a escrita. Mais do que isso, foi feito o convite para a participação no Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo, o nosso concurso.
Foi uma manhã tão prazerosa que o tempo passou e ninguém se deu conta das horas que transcorreram. Trocar experiências, aprender com as alheias, captar inspirações… só entende esses fatores quem, de alguma forma – ainda que pequena – se envolve com os encantos da leitura e da escrita.
Os professores de Farroupilha têm um papel fundamental de incentivo aos jovens, especialmente para o encorajamento das participações em concursos de escrita. Os pais também são figuras indispensáveis na descoberta do gosto por este mundo e aproveitando o tema, algumas dicas podem iluminar o caminho. Acompanhe:
1- Ser exemplo: os filhos são reflexo dos pais, por isso, a criança e o adolescente precisam ver que os pais têm o hábito da leitura. Uma leitura conjunta com o filho e depois reservar um momento para conversar sobre a história pode ser uma boa estratégia, segundo os especialistas em educação.
2- Dar acesso aos livros: levar os filhos à biblioteca ou às livrarias para que tenham contato com diversas obras e temas. As jovens farroupilhenses que fazem parte da Academia de Letras Machado de Assis, Ju Rigol e Júlia de Rossi, confessaram que iniciaram a trajetória com os gibis da Turma da Mônica! Daí a importância de estimular com obras divertidas, que sejam encaradas como prazer e não obrigação.
Os trabalhos para o concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude de Farroupilha e organizado pela Biblioteca Pública Olavo Bilac, podem ser entregues até o dia 7/10. A ficha de inscrição e o regulamento do concurso podem ser encontrados no site da prefeitura de Farroupilha: https://farroupilha.rs.gov.br.

REPORTAGEM: Claudia Iembo