Escola de Artes Aldeia da Herta é inaugurada em Morro Reuter

Por Cleiton Zimer Morro Reuter – Tal qual a Fênix ressurgindo, a Escola de Artes Aldeia da Herta reacendeu o brilho na comunidade do Mato Comprido e arredores. Abandonada há anos, a Escolinha na lateral da VRS-873 passou por uma ampla reforma e, agora, é o lugar do desenvolvimento da arte e da cultura. O […] The post Escola de Artes Aldeia da Herta é inaugurada em Morro Reuter appeared first on Grupo O Diário.

Escola de Artes Aldeia da Herta é inaugurada em Morro Reuter

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – Tal qual a Fênix ressurgindo, a Escola de Artes Aldeia da Herta reacendeu o brilho na comunidade do Mato Comprido e arredores. Abandonada há anos, a Escolinha na lateral da VRS-873 passou por uma ampla reforma e, agora, é o lugar do desenvolvimento da arte e da cultura.

O espaço foi inaugurado no final da tarde de quinta-feira, dia 17, pelo idealizador, ator e diretor da Curto Arte Carlos Alberto Klein, o Betinho. Estiveram presentes a prefeita Carla Chamorro, o vice-prefeito Airton Bohn, vereadores, as famílias que frequentaram a antiga escola Marechal Costa e Silva, e o deputado Issur Koch.

Escola de Artes Aldeia da Herta (FOTO: Marcio A. Blume)

Uma conquista de todos, para todos

Emocionado, Betinho destacou que o projeto foi possível graças ao apoio de muitas pessoas, desde os patrocinadores, Poder Público e aqueles que ajudaram a trabalhar na Aldeia. Lembrou, com emoção, do seu irmão que participou da assinatura do contrato mas que faleceu recentemente, assim como o funcionário Eduardo Sauter que morreu na semana passada aos 29 anos – e que ajudou a erguer a Aldeia tal qual ela está agora.

O ator disse que o local busca preservar as tradições da região através da arte, pontuando que a Aldeia pertence à comunidade. Não tem convite para vir. Todos estão, sempre, convidados”.

Comunidade

 

Moradores e ex-alunos da antiga escola Marechal Costa e Silva – agora Aldeia – com a prefeita e Betinho (FOTO: Cleiton Zimer)

A prefeita Carla falou da sensibilidade que a Curto Arte tem em preservar a cultura local. “Trazer a Herta para morar aqui é um grande presente”.

Chamorro fez questão de mencionar uma a uma das famílias da comunidade ali presentes: Kollet, Hoffmann, Zimmer, Bertoti, Dieter, Sidegum, Bade, Froelich, Dilkin, Winter, Schmitz, e o professor Ari Scholles.

Lembram de quantas festas, promoções, quantas cucas foram feitas neste espaço, que foi construído pela comunidade, com apoio da Prefeitura”, destacou, afirmando que o projeto se sustenta em três pilares: educação, cultura e turismo.

José Flávio e Lurdes Birck, Rei e Rainha do Kerb de Morro Reuter, receberam os visitantes com muita alegria (FOTO: Cleiton Zimer)

Oficinas gratuitas

O projeto consiste na realização de oficinas artísticas gratuitas continuadas com crianças a partir dos 7 anos, adolescentes e adultos por um período de 12 meses, culminando na montagem de um espetáculo apresentado para a comunidade, dirigido e montado por Betinho, que tem por finalidade contar a história da imigração alemã.

O local oferece aulas de música clássica, cinema, sopro, teatro, cordas e violino; 50% das vagas são destinadas para moradores de Morro Reuter. Contato pelo WhatsApp (51) 99509-6707.

O projeto é realizado pela Curto Arte Companhia de Teatro e conta com o financiamento Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Morro Reuter.

A história da Escolinha

O terreno para a construção da escola foi doado pelas famílias Kollet e Hoffmann. A edificação começou a ser construída em 1972 e, em 1994, inaugurou-se a Escola Municipal de 1º Grau Incompleto, Marechal Costa e Silva que funcionou até 2004.

Após ser desativada, o local abrigou atividades no contraturno escolar até 2013. Desde então a Escolinha do Mato Comprido estava abandonada e se deteriorando com a ação do tempo.

A assinatura do contrato de concessão de uso foi assinado no dia 18 de setembro de 2019 e, em17 de agosto de 2020, iniciam-se as reformas.

Trânsito

Um dos pontos que recebeu a atenção da Prefeitura é o trânsito na VRS-873. A prefeita, vereador Guido Dilkin e o chefe do Departamento de Planejamento Éderson Wickert estiveram reunidos recentemente com o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, onde ratificada a importância da realização de uma intervenção no trecho.

A solicitação tem por finalidade a redução da velocidade dos veículos que transitam pelo local. Costella se comprometeu a realizar a intervenção com a maior brevidade possível.

The post Escola de Artes Aldeia da Herta é inaugurada em Morro Reuter appeared first on Grupo O Diário.