Entenda por que mudanças de temperatura são comuns no outono

Semana começou quente e deve terminar mais fria em São Paulo e em vários outros lugares do Brasil; termômetros podem chegar 10º C

Entenda por que mudanças de temperatura são comuns no outono
O outono, assim como a primavera, é uma estação de transição, então é normal que haja oscilação de temperaturaPixabay

De acordo com a empresa de meteorologia, a queda na temperatura se deve a uma nova massa de ar polar com origem na Argentina que chegará ao país às vésperas do feriado prolongado da Páscoa. O professor e pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Wilson Roseghini, afirma que essas oscilações de temperatura são comuns nas chamadas estações de transição, ou seja, no outono e na primavera.

"Na natureza, não se vira uma chave de ligar e desligar — no sentido de que, assim que entra o outono, automaticamente, começa-se a ter temperaturas mais baixas. Ainda mais porque a maior parte do país está dentro de uma faixa tropical, então é natural que haja uma tendência a temperaturas mais quentes. Em países como o Chile e a Argentina, por exemplo, onde predominam mais os climas temperados, essa transição entre estações é mais bem definida do que em países como o Brasil", completa. 

Leia mais...