É proibido fumar na melhor praia dos Estados Unidos; veja ranking de 2022

Cientista costeiro, Stephen Leatherman, também conhecido como "Dr. Beach" ou "Dr. Praia", elenca as melhores praias dos Estados Unidos; duas estão na Carolina do Norte The post É proibido fumar na melhor praia dos Estados Unidos; veja ranking de 2022 appeared first on CNN Brasil V&G.

É proibido fumar na melhor praia dos Estados Unidos; veja ranking de 2022

Uma praia de Outer Banks, na Carolina do Norte, conquistou o primeiro lugar em uma lista anual das melhores praias dos Estados Unidos.

A Lifeguarded Beach, na ilha Ocracoke, é a faixa de areia nº 1 em 2022, de acordo com o cientista costeiro Stephen Leatherman, também conhecido como “Dr. Beach” ou “Dr. Praia”.

Leatherman, professor e diretor do Laboratório de Pesquisa Costeira da Universidade Internacional da Flórida, classifica as melhores praias da América desde 1991.

Ele usa 50 critérios para avaliar 650 praias públicas nos EUA, que incluem largura da praia, suavidade da areia, temperatura e cor da água, vida selvagem e muito mais.

A praia na ilha de Ocracoke subiu para o primeiro lugar este ano em relação ao terceiro lugar em 2021. O local faz parte da costa nacional de Cape Hatteras e é operada pelo Serviço Nacional de Parques.

“Gosto desta área porque tem as três coisas que você deve ter para fazer uma grande praia: areia limpa, água limpa e segurança”, disse Leatherman à CNN nesta quarta-feira (25), das margens de Ocracoke.

Os 26 quilômetros de costa subdesenvolvida da ilha Ocracoke a tornam pouco procurada, diz sua organização de turismo, mas “da melhor maneira possível”.

Ocracoke só é acessível por avião particular ou barco e serviço de balsa, que acomoda carros e trailers.

Algumas das praias mais selvagens do país são encontradas aqui, de acordo com Leatherman. Ele adverte que as famílias com crianças podem querer visitar no início do verão, pois o final do verão traz grandes ondas.

“Não espere jogar golfe ou ficar no Ritz; as principais atividades são nadar e explorar a vila histórica”, disse Leatherman na descrição da praia em sua lista anual.

O que NÃO levar? Tacos de golfe e saltos altos, diz Visit Ocracoke. “Esta é uma ilha, mas não é um resort”, diz. Caminhar para jantar em trajes casuais – mesmo para os restaurantes mais sofisticados de Ocracoke – é incentivado.

A acomodação à beira-mar é limitada a um acampamento do National Park Service, então a maioria dos visitantes fica na vila a alguns quilômetros da praia.

Ocracoke Island em Outer Banks / Getty Images/iStockphoto

Mais das principais praias dos EUA

Uma segunda praia de Outer Banks, Lighthouse Beach em Buxton na Ilha Hatteras, é a nº 6 este ano.

Então, como a Carolina do Norte garantiu duas das 10 melhores vagas deste ano?

Leatherman dá crédito extra para a proibição do cigarro e ambas as praias de Outer Banks proíbem fumar, disse ele. “E também a segurança na praia é muito importante. O maior perigo nas praias são as correntes de retorno. Ambas as praias têm programas de salva-vidas muito bons.”

A praia número 2 para 2022 é o Caladesi Island State Park em Dunedin/Clearwater, Flórida, com sua areia de quartzo cristalina e águas claras na Costa do Golfo. É acessível por ferry ou barco privado.

“Você entra pela balsa e passa pelos manguezais, então há muitas aves lá, ótima pesca também”, disse Leatherman.

A água em Caladesi tende a ser muito mais calma do que na número 1, Ocracoke. Uma coisa a observar: as arraias. “Basta mexer os pés e eles decolam”, disse Leatherman.

Coopers Beach, com dunas de areia e mansões extravagantes em Southampton, Nova York, ocupa o terceiro lugar.

St. George Island State Park na Florida Panhandle (nº 4) e Duke Kahanamoku Beach em Oahu, Havaí (nº 5) completam as cinco primeiras posições.

As praias da Califórnia, Carolina do Sul e Massachusetts aparecem na segunda metade do ranking.

“Temos sorte, aqui nos Estados Unidos realmente temos centenas de belas praias… e estas são apenas as 10 melhores”, disse Leatherman.

Confira a lista completa dos 10 melhores:

1. Ocracoke Lifeguarded Beach, Outer Banks of North Carolina
2. Parque Estadual da Ilha Caladesi, Dunedin/Clearwater, Flórida
3. Coopers Beach, Southampton, Nova York
4. Parque Estadual da Ilha St. George, Flórida Panhandle
5. Praia Duke Kahanamoku, Oahu, Havaí
6. Lighthouse Beach, Buxton, Outer Banks of North Carolina
7. Coronado Beach, San Diego, Califórnia
8. Praia de Wailea, Maui, Havaí
9. Parque Beachwalker, Ilha Kiawah, Carolina do Sul
10. Praia da Guarda Costeira, Cape Cod, Massachusetts

The post É proibido fumar na melhor praia dos Estados Unidos; veja ranking de 2022 appeared first on CNN Brasil V&G.