Dólar abre em alta enquanto mercado digere ata do Fed, com PIB dos EUA no radar

Ata trouxe poucas novidades em relação aos próximos passos do ciclo de alta de juros dos EUA Este conteúdo foi originalmente publicado em Dólar abre em alta enquanto mercado digere ata do Fed, com PIB dos EUA no radar no site CNN Brasil.

Dólar abre em alta enquanto mercado digere ata do Fed, com PIB dos EUA no radar

O dólar subia 0,19%, cotado a R$ 4,830, por volta das 9h30 desta quinta-feira (26), com os investidores ainda repercutindo a divulgação na véspera da ata da última reunião do Federal Reserve, cujo processo de alta de juros deve desacelerar a economia dos Estados Unidos.

ata trouxe poucas novidades em relação aos próximos passos do ciclo de alta de juros do país e de redução do balanço de compra de títulos pela autarquia. Como já sinalizado antes, a maioria dos membros do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do Fed julgou que altas de 0,5 ponto percentual nos juros em junho e julho seriam apropriadas.

Além disso, está no radar do mercado a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) revisado dos Estados Unidos no primeiro trimestres, que deve dar mais pistas sobre a situação econômica do país, em meio a temores de recessão

Nesta sessão, o Banco Central fará leilão de até 15 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 1° de julho de 2022.

Na quarta-feira (25), o dólar teve alta de alta de 0,17%, a R$ 4,821. Já o Ibovespa encerrou o pregão estável, com variação de 0%, aos 110.579,81 pontos.

Pessimismo global

O instigador mais recente da aversão global a riscos foi a alta de juros nos Estados Unidos, anunciada pelo Federal Reserve em 4 de maio. Apesar de descartar altas de 0,75 p.p. ou um risco de recessão, a autarquia sinalizou ao menos mais duas altas de 0,5 p.p.

Os juros maiores nos Estados Unidos atraem investimentos para a renda fixa do país devido a sua alta segurança, mas prejudica as bolsas ao redor do mundo, inclusive as norte-americanas.

Junto com uma série de elevações de juros pelo mundo, os lockdowns na China para tentar conter a Covid-19 aumentaram as projeções de uma forte desaceleração econômica, e até risco de uma recessão global, prejudicando os mercados e aumentando a aversão a riscos de investidores.

Entretanto, com a perspectiva de que essas restrições possam ser retiradas em junho, a expectativa é que a demanda chinesa retorne aos níveis anteriores, o que voltou a favorecer exportadores de commodities e alivia uma parte das pressões sobre o real.

Teste seus conhecimentos sobre o Ibovespa

Vamos começar com uma fácil: o que é o Ibovespa?

Quem é responsável pelo cálculo do Ibovespa?

Quais tipos de ativos são elegíveis para entrar no Ibovespa?

Qual destes NÃO é um critério para que uma ação entre no Ibovespa

Quantas ações estão, hoje, na carteira teórica do Ibovespa?

Com qual frequência a carteira teórica do Ibovespa é revisada?

Qual a ação de maior peso no Ibovespa?

Qual a ação de menor peso no Ibovespa?

Cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Esta afirmação é

Qual o recorde histórico de fechamento do Ibovespa?

 

Tente outra vez!

Dica: acompanhe o CNN Business para entender mais sobre o Ibovespa

Mandou bem!

Você sabe bastante sobre o Ibovespa, mas poderia conhecer um pouquinho mais

Sensacional!

Parabéns! Você é um expert em Ibovespa

 

 

 

 

 

 

*Com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dólar abre em alta enquanto mercado digere ata do Fed, com PIB dos EUA no radar no site CNN Brasil.