Daniela Filomeno indica os destinos que prometem ser tendência em 2022

Seja serra, praia, deserto, calor ou frio, alguns destinos nacionais e internacionais entraram no nosso radar nos últimos tempos e tudo indica que podem ser as escolhas ideais para as próximas férias The post Daniela Filomeno indica os destinos que prometem ser tendência em 2022 appeared first on CNN Brasil V&G.

Daniela Filomeno indica os destinos que prometem ser tendência em 2022

Aos poucos, o mundo reabre suas fronteiras e nos revela novamente as oportunidades únicas de viajar. Com protocolos e responsabilidades, nós, viajantes, pudemos ter um gostinho de voltar a percorrer destinos incríveis dentro e fora do Brasil em 2021.

Agora, o novo ano bate à porta e promete inéditas descobertas pelo caminho. Seja em praias paradisíacas no Nordeste, nos cânions do Sul ou ainda em destinos internacionais, como Portugal e Catar, aposto que 2022 será um ano próspero no turismo, na cultura e na gastronomia.

O ecoturismo, as atividades ao ar livre e o boom das viagens nacionais, termos muito comentados nos últimos tempos, continuarão fazendo parte da nossa jornada. Com isso, poderemos desvendar as maravilhas culturais e turísticas que cada local nos reserva.

E que tal conhecer alguns dos destinos nacionais e internacionais que possivelmente serão tendência neste ano? Embarque comigo nestas apostas e planeje sua próxima viagem, sempre tendo em mente os cuidados com a pandemia e todas as responsabilidades locais.

Destinos Nacionais

Alter do Chão (PA)

Alter do Chão conquista turistas nacionais e internacionais com sua simplicidade, praias de rio e contato intenso com a natureza/Foto: We Travel the World / Flickr

É considerado um dos mais belos destinos do Brasil. Banhado pelas águas do Rio Tapajós e cercado pelo verde da Floresta Amazônica, Alter do Chão é um dos distritos da cidade de Santarém, no Pará.

Já famoso entre perfis de viajantes antenados, o destino tem tudo para ser aposta neste ano: comunidades ribeirinhas acolhedoras, comidas cheias de temperos e sabores únicos, e praias de areia branquinha ao longo do rio.

Chega-se por ali a partir de estrada asfaltada de Santarém, em que encontramos praias, lagoas, floresta, igapós, bares e o tradicional ritmo Carimbó. Aqui não há muito luxo – como resorts, hotéis ou restaurantes cheio de requintes -, mas estar em Alter é se desconectar da correria do cotidiano e aproveitar o que de melhor a natureza tem a oferecer.

Chapada Diamantina (BA)

cachoeira do buracao
Cachoeira do Buracão na Chapada Diamantina, uma das mais belas quedas d’água da região/Foto: Wikimedia Commons

É um dos roteiros mais espetaculares de natureza do Brasil. Com suas cachoeiras, grutas, montanhas, trilhas e banhos revitalizantes em suas águas, o destino baiano é ideal para quem, assim como eu, é amante do ecoturismo e aventura – além de carregar em si uma aura esotérica e mística.

Elevado à categoria de parque nacional, a grande região de serras abrange cerca de 42 mil km² e 24 municípios, sendo Lençóis a mais famosa base de entrada para a Chapada, distante aproximadamente 430 km de Salvador.

É nesta pequena cidade, de quase 12 mil habitantes, que há uma boa estrutura hoteleira e restaurantes gostosos com tradições locais. O Morro do Pai Inácio é um ícone regional, ponto imperdível das serras que demonstra que, lá do alto, a Chapada parece não ter fim.

Praia Patacho (AL)

praia do patacho alagoas
Águas cristalinas e coqueiros nas margens da praia quase deserta do Patacho/Foto: Divulgação

A cerca de duas horas de Maceió, a Praia do Patacho, no município de Porto das Pedras, no Alagoas, é um daqueles lugares que impressionam pela beleza. Estonteante, a praia, que fica próxima de São Miguel dos Milagres, possui águas cristalinas, coqueiros que margeiam a costa e pousadinhas charmosas, como o hotel-boutique Pedras do Patacho.

É ideal para esticar a canga e curtir um merecido descanso, já que é quase deserta, sem muito agito nem bares e restaurantes. A dica é aproveitar também as eventuais piscinas naturais, que são formadas pelo vai e vem da maré.

Chega-se à praia por meio da cidade de Porto das Pedras e também por estrada via São Miguel dos Milagres, onde um dos paraísos brasileiros ainda (quase) intocado nos aguarda.

Cânions do Sul

Dani Filomeno no Cânion Itaimbezinho
Daniela Filomeno no Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados da Serra/Foto: CNN Viagem e Gastronomia

O maior conjunto de cânions da América do Sul fica no Brasil, mais precisamente entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC) são os municípios que servem como portas de entrada para os parques com os enormes desfiladeiros. A sensação que encontramos em comum por aqui é a de encantamento.

Paisagens que se perdem no horizonte, vales de até de mil metros de altura, cachoeiras fotogênicas, temperaturas amenas e bastante contato com a natureza são alguns dos atrativos da região.

Tanto Praia Grande, na base dos cânions, como Cambará do Sul, no topo, guardam atividades especiais para os visitantes, a exemplo de passeios de balão e colheita de cogumelos. Pousadas aconchegantes e requintadas em meio ao friozinho local nos convidam ao sossego e a degustar um vinho aos pés da lareira.

É uma região definida por opostos que se complementam: a natureza é bruta e selvagem e ao mesmo tempo acolhe e fascina. Cambará do Sul é a principal cidade para se explorar os cânions e dista cerca de 190 km da capital Porto Alegre. É um destino ideal para o turismo de contemplação e aventura.

Barra Grande (PI)

Barra Grande, no Piauí, é um dos destinos mais procurados para a prática de kite surf/Foto: Elzauer/ Getty Images

No Piauí, o vilarejo tem se tornado um destino cobiçado para quem procura paisagens deslumbrantes, belezas naturais, passeios na natureza e esportes radicais ao vento, a exemplo do kitesurf.

Pertencente ao município de Cajueiro da Praia, Barra Grande tem se firmado como um dos pontos mais bonitos – e concorridos – do país para se passar também a virada do ano novo.

Além de nós, brasileiros, o destino é bastante frequentado por europeus, que se apaixonaram pelas praias calmas, ventos constantes e coqueirais a perder de vista. Pousadas, hotéis e resorts-boutique são algumas das acomodações por aqui. Peixes e frutos do mar frescos de pescadores locais em restaurantes arejados e muitas vezes “pé na areia” satisfazem os paladares mais apurados.

Destinos internacionais

Portugal

Zambujeira Alentejo Portugal
Praia de águas límpidas na vila de Zambujeira do Mar, no município de Odemira, no Alentejo/Foto:Turismo de Alentejo

A proximidade com nossa língua, a rica cultura artística, social e gastronômica e a diversidade de belas paisagens faz com que Portugal seja um destino internacional ideal para ser visitado por nós brasileiros.

O país europeu está com as fronteiras reabertas desde setembro de 2021 e já nos apresenta novidades, como o complexo de museus, restaurantes, bares, lojas e escola World of Wine, espaço na margem sul do Rio Douro de frente para a cidade do Porto que celebra o vinho, a cultura e história do país.

Para além de Lisboa, capital de Portugal que carrega em si bons endereços gastronômicos e locais recheados de história, a Região dos Vinhos Verdes é um deleite para os olhos e o paladar. Assim como eu, os entusiastas do enoturismo encontram aqui uma verdadeira aventura: este pedaço no noroeste do país reserva paisagens de brilhar os olhos, boa estrutura hoteleira e registros históricos.

Importante ressaltar que outro local também pode ficar no nosso radar: falo do Alentejo, maior região de Portugal e que entrou para a “lista de ouro” do que visitar este ano pela publicação Condé Nast Traveler. O Alentejo guarda pequenos hotéis, acampamentos de surfistas e vilarejos repletos de lojas de artesanato, mercados e bares bem boêmios. As belezas naturais do Parque Nacional da Costa Vicentina são ótimas para serem contempladas com seu litoral selvagem, águas geladas e um belo pôr do sol.

Catar

Embarcações na Baía de Doha, no Catar: emirado se prepara para receber a Copa do Mundo de 2022/Foto: Unsplash

País peninsular árabe de cerca de 2,8 milhões de habitantes, o Catar é conhecido pela sua riqueza, grandes arranha-céus e pelo deserto. Ganhou as manchetes ao ser escolhido a sede da Copa do Mundo de Futebol em 2022, fato que pode ajudar a abrir ainda mais as portas para o Oriente Médio.

Os edifícios colossais, as engenharias humanas e o sistema de metrô sofisticado, além das refinadas cozinhas locais e hotéis cinco estrelas, fazem com que Doha seja comparada a uma cidade do futuro. A capital do Catar, e talvez a cidade mais famosa do país, pode ser um bom começo para conhecer a região.

A Baía de Doha possui cenários encantadores e para lá de fotogênicos, assim como o Museu de Arte Islâmica, construído numa ilha artificial, abriga uma importantíssima coleção de artefatos de todo o mundo islâmico. Já Souq Waqif é como o mercadão tradicional, onde comerciantes vendem artesanato, especiarias e roupas.

Com as fronteiras abertas para vacinados brasileiros e de boa parte do mundo, o país espera receber muito bem seus visitantes com o início da Copa em novembro.

Espanha

zaragoza espanha
Catedral de Nossa Senhora do Pilar, maior templo barroco da Espanha, que fica às margens do Rio Ebro/Foto: Wikimedia Commons

O país europeu oferece uma efervescência gastronômica e cultural incomparável. No fim de 2021, a capital Madrid foi um dos destinos mais buscados pelos brasileiros para passar o fim de ano. E tudo indica que 2022 também será um bom período para visitar o país da península ibérica.

Quer agito e gastronomia ímpar? Vá a Barcelona. Deseja um meio termo entre Madrid e Barcelona? Tente Zaragoza, conhecida como a “Cidade das Quatro Culturas”. Procura por praias encantadoras e paradisíacas? Seu destino é Mallorca, segunda maior ilha do país.

Além destes destinos especiais, outros locais do país entraram em rankings internacionais para 2022. É o caso de Granada, na Andaluzia, que foi classificada pela National Geographic como um bom destino para ser visitado neste ano junto da família. A cidade no sul da Espanha possui uma arquitetura medieval da época da ocupação moura e equilibra de forma interessante joias arquitetônicas do Renascimento e do século 19.

Cidade das Artes e das Ciências, Valência, na costa sudeste, foi destacada pela CNN Travel como um dos destinos a serem visitados em 2022, já que foi eleita Capital Mundial do Design neste ano e possui um complexo futurista com planetário, museu de ciências e o maior aquário da Europa. Berço da paella, não é difícil encontrar o icônico prato à venda em todos os lugares.

França

daniela filomeno cafe francais catedral bordeaux
Daniela Filomeno no Café Français, em frente à Catedral de Bordeaux, no sudoeste da França/Foto: CNN Viagem & Gastronomia

A reabertura das fronteiras da França fez com que suas riquezas históricas e culturais fossem redescobertas também por nós estrangeiros. Com um passado memorável e um presente moderno que honra suas tradições, a França é sempre um país incrível a ser degustado.

A começar pelo mais óbvio, Paris guarda museus, monumentos, lojas e restaurantes badalados. A Cidade Luz possui roteiros conhecidos, mas o mais legal é reservar pelo menos um dia para se perder pelas suas ruas charmosas e tomar um café em mesas na calçada.

No sudoeste, Bordeaux encanta todos com seus vinhedos – de onde saem os melhores vinhos do mundo – e também pela grande cidade às margens do rio Garonne que nos reserva arte, cultura e típicas brasseries de dar água na boca – sinta o cheiro de batatas fritas e steak tartare no ar.

Já no sudeste, a terceira maior cidade da França se apresenta também notável: Lyon é conhecida pela sua vida acadêmica, gastronomia e marcos históricos e culturais, parte deles até classificados como Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Para este ano, a CNN Travel elegeu a comuna de Dijon como um dos destinos a serem visitados no mundo. Capital da região da Borgonha, a comuna também é produtora de vinhos, com roteiros em volta da produção e feiras gastronômicas, além de construções típicas que vão desde o gótico até o art déco.

Estados Unidos

Nova York ao entardecer
Nova York está entre os destinos norte-americanos mais procurados pelos brasileiros/Foto:Pixabay

Pode até soar como um clichê, mas os Estados Unidos sempre estão no radar dos brasileiros para a próxima viagem. Após um longo período de fronteiras fechadas, o país norte-americano reabriu seu território para turistas em 8 de novembro de 2021, o que fez com que houvesse um aumento na procura de voos a partir do Brasil.

Mesmo destinos já mais populares entre nós, como Orlando, Miami ou Nova York (este último teve um aumento na busca por passagens para o fim de 2021), visitar os Estados Unidos é sempre uma grata surpresa. Da costa leste a oeste, a “terra do Tio Sam” reserva cenários espetaculares, grandes centros urbanos, cidadezinhas charmosas, assim como praias, montanhas, agito e tranquilidade.

Com sua parte cultural e arranha-céus, Chicago, no Illinois, é uma aposta de destino para 2022. De acordo com a lista da CNN Travel dos lugares imperdíveis de se visitar neste ano, Tulsa, no Oklahoma, se destaca com a abertura do Bob Dylan Center, que abrigará mais de 100.000 itens criados e pertencentes ao artista ao longo de sete décadas, e pelas suas áreas externas com passeios e programas ao ar livre.

Outro destino que vale a visita, segundo o veículo, é o Parque Nacional Yellowstone, que neste ano completa 150 anos – o mais antigo parque nacional do mundo. Compreende três estados – Wyoming, Montana, Idaho – e possui maravilhas naturais como gêiseres e fontes termais, além de uma fauna abundante, entre ursos, lobos, bisões e alces. O parque planeja celebrar o aniversário com uma série de atividades e atrações ao longo do ano.


The post Daniela Filomeno indica os destinos que prometem ser tendência em 2022 appeared first on CNN Brasil V&G.