Covid-19: Governo do Estado anuncia extinção de medidas qualificadas

O governador Renato Casagrande, oficializou, nesta quarta-feira 6, a extinção das medidas qualificadas após mais de dois anos de enfrentamento a covid-19. A partir de agora, não haverá mais obrigatoriedade, por exemplo, do uso de máscaras em locais abertos e fechados ou da apresentação de passaporte vacinal para acesso a estabelecimentos. O post Covid-19: Governo do Estado anuncia extinção de medidas qualificadas apareceu primeiro em Folha do Litoral.

Covid-19: Governo do Estado anuncia extinção de medidas qualificadas

O governador Renato Casagrande, oficializou, nesta quarta-feira 6, a extinção das medidas qualificadas após mais de dois anos de enfrentamento a covid-19. A partir de agora, não haverá mais obrigatoriedade, por exemplo, do uso de máscaras em locais abertos e fechados ou da apresentação de passaporte vacinal para acesso a estabelecimentos. Já o Mapa de Risco da Covid-19 deixará de ser publicado.

Casagrande explicou que, diante da queda sustentada das infecções pela doença – e consequentemente, nos indicadores de ocupação de leitos e registro de óbitos –, bem como pelo elevado percentual de capixabas com ciclo vacinal completo, a pandemia deverá ser tratada como um problema de saúde pública, a exemplo de outras doenças. As reuniões da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, que aconteciam semanalmente às sextas-feiras, passarão a ser realizadas somente quando for necessário. Todas as portarias serão publicadas nesta sexta-feira 8.

“Estamos mudando nosso modelo de gestão da pandemia no Espírito Santo. Pandemia que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e só ela pode retirar essa classificação. Contudo, ela será tratada e gerenciada no Estado como qualquer outro assunto da área de saúde pública, sem a exigência de medidas qualificadas. É um passo importante baseado nos dados e pelo momento em que estamos vivendo. A vacinação foi a principal responsável por chegarmos até este momento. Reforçando que todas essas medidas qualificadas adotadas ao longo desses dois anos nos ajudaram a salvar vidas”, destacou o governador.

Apesar da extinção de todas as medidas qualificadas até então vigentes, o governador explicou que o uso de máscaras passará a ser cobrado para a área de saúde, sendo apenas recomendado o uso pela população mais vulnerável.

O post Covid-19: Governo do Estado anuncia extinção de medidas qualificadas apareceu primeiro em Folha do Litoral.