Como nossos genes determinam a aparência do nosso rosto?

Por que o nosso rosto tem certas características? Por que nossos olhos têm um formato muito semelhante ao do nosso pai ou nossa mãe? A resposta parece ser bem simples: por conta de nossos genes. Mas, até pouco tempo, os cientistas não sabiam explicar bem como esse processo se desenvolvia a partir de nossa genética. Estudos recentes estão avançando nessa questão ao descobrir quais são as regiões do DNA que influenciam mais diretamente no nosso "design" facial.Um trabalho publicado na revista Nature Genetics identificou 130 regiões cromossômicas que estão associadas aos aspectos visíveis de nosso rosto. Este estudo, que foi feito por um grupo colaborativo de cientistas a partir da análise de 8 mil indivíduos, identificou as relações entre 7 milhões de marcadores genéticos (os locais onde o código genético dos humanos variam) e os rostos dessas pessoas. Leia mais...

Como nossos genes determinam a aparência do nosso rosto?

Por que o nosso rosto tem certas características? Por que nossos olhos têm um formato muito semelhante ao do nosso pai ou nossa mãe? A resposta parece ser bem simples: por conta de nossos genes. Mas, até pouco tempo, os cientistas não sabiam explicar bem como esse processo se desenvolvia a partir de nossa genética. Estudos recentes estão avançando nessa questão ao descobrir quais são as regiões do DNA que influenciam mais diretamente no nosso "design" facial.

Um trabalho publicado na revista Nature Genetics identificou 130 regiões cromossômicas que estão associadas aos aspectos visíveis de nosso rosto. Este estudo, que foi feito por um grupo colaborativo de cientistas a partir da análise de 8 mil indivíduos, identificou as relações entre 7 milhões de marcadores genéticos (os locais onde o código genético dos humanos variam) e os rostos dessas pessoas. 

Leia mais...