CNS alerta sobre falta de insumos em hospitais

O alerta da CNS veio após reclamações de exames de imagem adiados, filas de pacientes para fazer hemodiálise em alta nos hospitais. Saiba mais.

CNS alerta sobre falta de insumos em hospitais

Exames de imagem adiados. Filas de pacientes para fazer hemodiálise aumentando. Mais da metade das clínicas e hospitais particulares com falta de insumos médicos. Essa é a realidade retratada pela Confederação Nacional de Saúde, que representa hospitais, laboratórios e clínicas de todo o país.CNS alerta sobre falta de insumos em hospitaisCNS alerta sobre falta de insumos em hospitais

Em nota, a instituição declara preocupação pelo cenário que vem se agravando nas últimas semanas. Os itens que mais faltam e preocupam são soro hospitalar e contraste radiológico usado para realizar tomografias e ressonâncias magnéticas.

Breno Monteiro, presidente da Confederação, explica que essa falta de medicamentos tem acontecido desde o início da pandemia quando as empresas ficaram desabastecidas, justamente pelo lockdown ocorrido na China. Ele diz que a situação está bem grave.

A Confederação Nacional de Saúde destaca que a pandemia criou desafios acima do normal para todos. E afirma que não são aceitáveis esses desabastecimentos frequentes de insumos de saúde no mercado brasileiro. Breno explicou que o Brasil é completamente dependente de países estrangeiros, no que diz respeito a insumos médicos.

A Confederação já procurou o Ministério da Saúde para tentar sanar a situação. Em nota, a pasta ressalta que trabalha sem medir esforços para manter a rede de saúde abastecida com todos os medicamentos ofertados pelo SUS Acrescenta que, em conjunto com Anvisa e outros órgãos, busca verificar as causas e articular ações emergenciais para diminuir a falta de medicamentos no país.

Fonte: Agência Brasil