Chef brasileiro Geo Bassani Lima, è indicado ao TOP OF MIND INTERNACIONAL

Conheça a história do Chef gaúcho, que conquistou o paladar dos britânicos e ganhou prêmio internacional por 4 anos consecutivos na Inglaterra Acumulador de diversos prêmios, empresário brasileiro faz história na Inglaterra ao ser indicado ao Top of Mind Internacional 2022. Geo Bassani Lima, natural de Porto Alegre – RS, de família italiana e com […]

Chef brasileiro Geo Bassani Lima, è indicado ao TOP OF MIND INTERNACIONAL

Conheça a história do Chef gaúcho, que conquistou o paladar dos britânicos e ganhou prêmio internacional por 4 anos consecutivos na Inglaterra

Acumulador de diversos prêmios, empresário brasileiro faz história na Inglaterra ao ser indicado ao Top of Mind Internacional 2022.

“A culinária era meu hobby e o esporte minha profissão, hoje a culinária passou a ser minha profissão e o esporte o meu hobby”.

Geo Bassani Lima, natural de Porto Alegre – RS, de família italiana e com a gastronomia na veia, deixou a carreira esportiva em seu país para iniciar o sonho de se tornar chef profissional em Londres, acumulador de diversos prêmios em 2022 foi indicado ao prêmio TOP OF MIND INTERNACIONAL pela Fama Magazine.

Com muitos sonhos em março de 2008 o empresário resolveu embarcar em uma aventura, com apenas 19 anos na época, pouca experiência, porém com muita vontade de vencer e ser reconhecido pelo seu trabalho. Saiu da sua zona de conforto e foi trilhar seus sonhos em um país sombrio, chuvoso e com um idioma diferente do seu. Os primeiros dias no país não foram dos melhores, além do idioma e o choque cultural, Geo ainda tinha que lidar com a preocupação de conseguir um trabalho para pagar as despesas. Nos primeiros dias em Londres, enfrentou muitas dificuldades financeiras, chegando a ter que comprar alimentos para uma semana estando apenas com £0.19 (R$0,80) no bolso, pensou em desistir várias vezes, mas foi em frente movido pela força de vontade e determinação.

O primeiro trabalho não demorou muito a chegar, cinco dias depois de estar na cidade, andando a procura de trabalho, viu um restaurante chamado Ilha Brasil (hoje fechado) em Willesden (Noroeste de Londres), estava ofertando uma vaga para assistente de cozinha, não pensou duas vezes, se ofertou a vaga, e conseguiu. Ali começava a sua primeira experiência em Londres. Em busca de mais experiência, dias depois ao caminhar pelas ruas do bairro, passou por um Fish & Chips, local onde se vendia um dos pratos mais populares do país. O dono estava a procura de alguém para auxiliá-lo na preparação do pratos e atendimento, Geo viu ali a oportunidade de se especializar em um dos principais pratos do Reino unido, logo aceitou o emprego e começou a dividir seu tempo entre os dois trabalhos que agora executava. Trabalhava das 10h as 17h no Fish & Chips e das 18h as 1h no Ilha Brasil.

Com sede de desafios, ele sentiu que precisava de algo novo, uma outra experiência, foi ai que começou a trabalhar em um restaurante de comida tradicional caribenha, o West Coast. Ele conta que enfrentou alguns desafios no ambiente de trabalho, porém aprendeu e cresceu bastante. Em 2011 surgiu a oportunidade que mudaria sua vida, o restaurante The Grange estava a procura de um chef para seu time, foi nesse período que ele começou a sua carreira em restaurantes ingleses.

Aprendi muito durante os dois anos que trabalhei lá com chefs extraordinários premiados com Michelin e Rosette. Comecei a crescer profissionalmente como chef. O The Grange é administrado pela Youngs Brewery, uma das maiores empresas de cervejas do Reino Unido. Eles são muito dedicados ao lado profissional dos chefs, oferecendo variados tipos de treinamentos. Durante o tempo que estive por lá, treinei com os Executive Chefs da empresa. No momento em que saí da empresa, já havia sido promovido para o nível de Sous Chef”. Conta ele.

Buscando cada vez mais crescer profissionalmente, no final de 2014 ele iniciou sua jornada como Head Chef no Star & Anchor em West Ealing, lá começou a criar e desenvolver seus próprios cardápios, e um ano depois já veio a primeira reportagem jornalística. O reconhecimento de Geo em território britânico começou a crescer.

Geo recebeu uma ligação de um investidor britânico que já não sabia o que fazer com seu restaurante, o The Hampton Pub, e então deu carta branca para que Geo fizesse o que quisesse pois confiava no profissionalismo e talento dele. Ele então aceitou o desafio.

As primeiras semanas foram muito complicadas. O The Hampton Pub, na época, era considerado um dos piores pubs do sudoeste da Inglaterra. Nos primeiros dias, minha ideia era conhecer os clientes e descobrir o que gostariam de ver no cardápio. Foi frustrante! O que eu vim fazer aqui? Pensei. Confesso que cheguei a chorar. (Geo Bassani Lima)

Duas semanas depois, dia das mães, curiosos com o novo chef da região, os clientes começaram a fazer reservas e o The Hampton Pub lotou. Foram mais de 100 pratos em 4 horas. Um tremendo sucesso, tanto que lhe foi passado o cargo de Chef Patron do The Hampton, além de Chef, Geo agora era gerente geral.

Um grande marco de sua trajetória e do qual se orgulha muito, foi ter tirado a impressão que as pessoas tinham do restaurante e elevado o nível de gastronomia, fazendo com que em setembro de 2015, apenas 18 meses depois, recebessem o prêmio nacional Good Food Award 2015 na categoria Bistrô/Restaurante. Prêmio entregue aos melhores estabelecimentos do país. (491.779 restaurantes participaram). No início de 2016, venceram pelo segundo ano consecutivo, o Good Food Award. Em junho desse mesmo ano, receberia o prêmio Certificate of Excellence 2016 oferecido pelo site TripAdvisor. Em 2017, receberam pela 3ª vez consecutiva o prêmio Good Food Award. Saíram matérias no jornal local. A repercussão atraiu muitos clientes nas semanas seguintes. No embalo do prêmio nacional, Geo foi indicado para representar a região na competição Pub Chef of the Year 2016 e foi eleito um dos 20 melhores chefs do país com até 30 anos de idade e entre os 50 melhores no geral.

Em 2017, Geo Bassani retornou ao Brasil, a convite da Cônsul britânica no Brasil para preparar um almoço no evento Taste Britain in Brazil e mostrar o melhor que o Reino Unido tem na culinária, usando produtos de alta qualidade. O almoço foi servido na residência da Consul, ao ar livre e contou com várias celebridades e convidados especiais. Ainda em 2017 após sua saída do The Hampton Pub, ao vir de férias ao Brasil, resolveu abrir seu restaurante, mas confessa que não superou suas expectativas. Em 2018, assumiu a cozinha do The Angel & Crown e desde então, foi premiado com o The Good Food Award 2020 e 2021. Durante o período de Lockdown, Geo e sua equipe receberam o Prêmio Hospitality Lockdown Hero, pelo trabalho que fizeram ajudando pessoas vulneráveis ​​onde preparavam e serviam refeições diárias – mais de 5 mil foram servidas neste período.

Quanto aos pais, ele confessa que seu pai Nilton Cesar e sua mãe Clasy eram contrários a ida dele à Londres. Cursava educação física, jogava profissionalmente e a gastronomia era apenas um hobby, porém resolveu interromper o curso, e sua profissão para seguir seu sonho. Hoje, sua mãe é sua maior fã e guarda todas as matérias e reportagens com carinho e orgulho. Quando questionado pelo seu gosto por cozinha, ele responde:

Venho de uma família de italianos, cresci no meio da cozinha dos meus avós, mexendo polenta e fazendo cueca virada. A minha mãe é muito mais chef do que eu!”

Ele afirma que trata todos os seus funcionários e clientes com muito respeito, pois ninguém faz nada sozinho e é muito grato por cada um que faz parte de todas essas conquistas. Além disso, Geo procura estar sempre em contato com os clientes e ouvir o feedback dos mesmos, para que possa analisar os pontos negativos e positivos e trazer melhorias se necessário.

Geo Bassani, hoje com 33 anos é casado com Joana e tem um filho, o Noah. Joana está sempre presente, dando o apoio necessário para que ele supere os obstáculos durante essa caminhada, o papel da família sempre presente é muito importante para ele. “Nos faz mais forte, faz com que tenhamos os pés no chão, por isso sou grato a toda minha família”.

A ele que já recebeu convite para trabalhar no Kuwait, mostra o quanto cresceu como pessoa e profissional, hoje coleciona premiações devido ao seu profissionalismo e talento. Comandando a 3 anos o The Angel & Crown, ele acumula conquistas como o Good Food Award por 6 vezes, 50 melhores chefs de UK e 20 melhores com menos de 30 anos. Em 2020 recebeu o prêmio Hospitality Lockdown Hero por alimentar 5000 moradores de rua. No ano de 2021, além de ter recebido o prêmio Top Of Mind UK pelo trabalho no The Angel & Crown, foi eleito o melhor chef brasileiro na Europa. Geo é o primeiro brasileiro vencedor do Prêmio Good Food por quatro anos consecutivos. E quem disse que para por ai? Ele nos contou que quer expandir seus negócios nos próximos dois anos, a nova indicação ao Top of Mind Internacional 2022, veio para dar mais garra e obstinação aos seus projetos.

O prêmio Top of Mind na Inglaterra será realizado em 8 de outubro de 2022, em um festa de gala, com figuras ilustres da sociedade brasileira internacional, além da presença de artistas renomados.