CFO da XP Inc. conta quais são os próximos passos do grupo após banco digital e cartão de crédito com ‘investback’

Bruno Constantino participou de live do InfoMoney e falou sobre resultado recorde da companhia em 2021 e os desafios para este ano The post CFO da XP Inc. conta quais são os próximos passos do grupo após banco digital e cartão de crédito com ‘investback’ appeared first on InfoMoney.

CFO da XP Inc. conta quais são os próximos passos do grupo após banco digital e cartão de crédito com ‘investback’
XP inc.

2021 foi mais um ano de resultado recorde para a XP Inc., com um lucro líquido ajustado de R$ 4 bilhões. O grupo expandiu a oferta de serviços ao lançar o Banco XP, com uma conta digital completa, além de ampliar os benefícios dos usuários do cartão de crédito Visa Infinite, que possui investback (retorna parte do valor gasto ao cliente em forma de investimentos).

A estratégia de diversificação de produtos veio no timing certo, segundo Bruno Constantino, CFO da XP Inc., tendo em vista o cenário mais desafiador causado pela pandemia de Covid-19 e agravado neste ano com a guerra na Ucrânia. No fim do ano passado, a carteira de crédito do banco digital já ultrapassava R$ 10 bilhões e o volume transacionado com o cartão de crédito XP foi de R$ 4,4 bilhões só entre outubro e dezembro.

A receita total do grupo foi de R$ 12,8 bilhões em 2021. “Até parece muito, mas se colocarmos em perspectiva, analisando todo o bolo do setor financeiro, esse total não representa nem 2% da receita endereçável”, disse Constantino, em live do InfoMoney, ressaltando que isso mostra que a XP Inc. ainda tem um espaço enorme para crescer.

A live faz parte do projeto Por Dentro dos Resultados, em que o InfoMoney entrevista CEOs e diretores de importantes companhias de capital aberto, no Brasil ou no exterior. Eles falam sobre o balanço do quarto trimestre de 2021 e sobre perspectivas. Para acompanhar todas as entrevistas da série, se inscreva no canal do InfoMoney no YouTube.

A aposta da XP para abocanhar uma fatia cada vez maior dos clientes que ainda estão nos “bancões” é a experiência do usuário. “O mercado como um todo não precisa crescer para a XP continuar crescendo. O nosso desafio é fazer o cliente — seja pessoa física ou jurídica — tirar o dinheiro dos ‘bancões’ e atraí-lo para a nossa plataforma. Ouvindo o cliente, é possível oferecer uma experiência diferente.”

De acordo com Constantino, o banking da XP vai ter, até o fim de 2022, cartão de débito, DDA (débito direto autorizado, função que permite que você visualize todos os boletos que estão sendo emitidos em seu CPF ou CNPJ) e todas as funcionalidades necessárias para que o cliente possa sacar dinheiro na boca do caixa.

Nos investimentos, core do business da XP Inc., houve crescimento de 23% no volume de recursos sob custódia em 2021, na comparação com o ano anterior, totalizando R$ 815 bilhões.

Constantino falou ainda sobre o crescimento cauteloso das operações de crédito e sobre a possibilidade de utilizar parceiros em alguns serviços, como em financiamento imobiliário, por exemplo. “A gente não quer replicar os bancões.” O executivo também comentou sobre a possibilidade de a XP Inc. fazer novas aquisições (M&A) e sobre iniciativas ESG. Assista à live completa acima, ou clique aqui.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

The post CFO da XP Inc. conta quais são os próximos passos do grupo após banco digital e cartão de crédito com ‘investback’ appeared first on InfoMoney.