Cetros sumérios encontrados na Rússia podem ter sido canudos de cerveja
Um novo estudo publicado na revista Antiquity e organizado pelos arqueólogos Victor Trifonov, Denis Petrov e Larisa Savelieva pode ter revelado a verdadeira natureza de antigos cetros da Idade do Bronze, encontrados em 1897 no sul da Rússia. Segundo a pesquisa, os artefatos coincidem com itens utilizados pela elite suméria para beber cerveja cerimonial, sendo essenciais para o desenrolar dos primeiros rituais locais envolvendo o consumo de álcool.As tumbas de Maikop Kurgan, detectadas originalmente no final do século XIX pelo arqueólogo Nikolai Veselovsky, abrigavam 8 tubos de prata e ouro adornados com pequenos touros, cada um possuindo aproximadamente 1,1 metro de comprimento.Leia mais...

Um novo estudo publicado na revista Antiquity e organizado pelos arqueólogos Victor Trifonov, Denis Petrov e Larisa Savelieva pode ter revelado a verdadeira natureza de antigos cetros da Idade do Bronze, encontrados em 1897 no sul da Rússia. Segundo a pesquisa, os artefatos coincidem com itens utilizados pela elite suméria para beber cerveja cerimonial, sendo essenciais para o desenrolar dos primeiros rituais locais envolvendo o consumo de álcool.
As tumbas de Maikop Kurgan, detectadas originalmente no final do século XIX pelo arqueólogo Nikolai Veselovsky, abrigavam 8 tubos de prata e ouro adornados com pequenos touros, cada um possuindo aproximadamente 1,1 metro de comprimento.