Android Automotive ganha navegador e não é o Google Chrome

O Android Automotive está prestes a receber um navegador e para a surpresa de todos não será o Google Chrome. A Vivaldi superou a concorrência para embarcar seu programa no sistema operacional para carros. O navegador já está liberado para as telas de 11 polegadas de todos os veículos Polestar 2 nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Android Automotive 12 tem novo visual, alertas melhorados e navegação simples Vivaldi acusa Microsoft de abuso do poder para promover Edge O Vivaldi para Android Automotive tem suporte a navegação por abas, streaming de áudio e vídeo, bloqueador de anúncios, função de anotações, proteção contra rastreamento e ferramenta de tradução. A ideia parece ser entregar uma experiência muito próxima da que o usuário desfruta no celular Android ou no PC. Dá para fazer videoconferências pelo navegador (Reprodução/Vivaldi) Jogar games na telona (Reprodução/Vivaldi) Assistir à vídeos no YouTube (Reprodução/Vivaldi) Navegar por sites com o sistema de abas (Reprodução/Vivaldi) -Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!- Por ser um navegador para veículos, há algumas restrições para manter a segurança do condutor. Ele só é acessível, por exemplo, quando o carro está estacionado e o conteúdo de streaming ficará no modo de somente áudio quando o veículo começar a andar. Por enquanto, não é possível efetuar nenhum tipo de download — provavelmente para evitar malwares — e não está claro se isso deve mudar no futuro. Segundo a companhia, nenhum dos dados de navegação será armazenado pelo carro, mas é possível fazer login na sua conta pessoal para sincronizar o histórico com outras plataformas suportadas. Assim, se você tiver o carro roubado ou vendido, basta deslogar da conta e todas as informações estarão seguras. O programa também deve receber atualizações frequentes para manter sempre a última versão instalada. Não há informações sobre quando o navegador será disponibilizado para outros carros. Quem é dono de um Polestar 2, ou seja, pouquíssimas pessoas no mundo, já pode baixá-lo diretamente pela Play Store. Leia a matéria no Canaltech. Trending no Canaltech: Motorola confirma quais celulares vão receber o Android 12 Quando Matrix Resurrections será lançado na HBO Max? Veja as emissões de um buraco negro supermassivo nesta imagem de tirar o fôlego Nova versão da variante Ômicron é identificada, apontam pesquisadores 5 celulares da Xiaomi em oferta para comprar ainda em 2021

Android Automotive ganha navegador e não é o Google Chrome

O Android Automotive está prestes a receber um navegador e para a surpresa de todos não será o Google Chrome. A Vivaldi superou a concorrência para embarcar seu programa no sistema operacional para carros. O navegador já está liberado para as telas de 11 polegadas de todos os veículos Polestar 2 nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O Vivaldi para Android Automotive tem suporte a navegação por abas, streaming de áudio e vídeo, bloqueador de anúncios, função de anotações, proteção contra rastreamento e ferramenta de tradução. A ideia parece ser entregar uma experiência muito próxima da que o usuário desfruta no celular Android ou no PC.

Vivaldi Android Automotive 1
Dá para fazer videoconferências pelo navegador (Reprodução/Vivaldi)
Vivaldi Android Automotive 2
Jogar games na telona (Reprodução/Vivaldi)
Vivaldi Android Automotive 3
Assistir à vídeos no YouTube (Reprodução/Vivaldi)
Vivaldi Android Automotive 4
Navegar por sites com o sistema de abas (Reprodução/Vivaldi)

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
-

Por ser um navegador para veículos, há algumas restrições para manter a segurança do condutor. Ele só é acessível, por exemplo, quando o carro está estacionado e o conteúdo de streaming ficará no modo de somente áudio quando o veículo começar a andar. Por enquanto, não é possível efetuar nenhum tipo de download — provavelmente para evitar malwares — e não está claro se isso deve mudar no futuro.

Segundo a companhia, nenhum dos dados de navegação será armazenado pelo carro, mas é possível fazer login na sua conta pessoal para sincronizar o histórico com outras plataformas suportadas. Assim, se você tiver o carro roubado ou vendido, basta deslogar da conta e todas as informações estarão seguras. O programa também deve receber atualizações frequentes para manter sempre a última versão instalada.

Não há informações sobre quando o navegador será disponibilizado para outros carros. Quem é dono de um Polestar 2, ou seja, pouquíssimas pessoas no mundo, já pode baixá-lo diretamente pela Play Store.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: