Abracerva e Sindicerv lançam o primeiro congresso “Cerveja é Gastronomia” na Universidade Anhembi Morumbi

Reunindo importantes nomes dos setores cervejeiro, gastronômico, turismo, dentre outros, o encontro promove ricas discussões visando desenvolver e posicionar a cerveja no universo da gastronomia brasileira A ABRACERVA tem desenvolvido um papel importante no sentido de dar suporte e apoiar as cervejarias artesanais que têm crescido de forma exponencial no mercado brasileiro. Buscando melhores condições […]

Abracerva e Sindicerv lançam o primeiro congresso “Cerveja é Gastronomia” na Universidade Anhembi Morumbi

Reunindo importantes nomes dos setores cervejeiro, gastronômico, turismo, dentre outros, o encontro promove ricas discussões visando desenvolver e posicionar a cerveja no universo da gastronomia brasileira

A ABRACERVA tem desenvolvido um papel importante no sentido de dar suporte e apoiar as cervejarias artesanais que têm crescido de forma exponencial no mercado brasileiro. Buscando melhores condições comerciais e melhores regulamentações, a associação tem lutado para tornar a cerveja artesanal um produto amplamente conhecido e de fácil acesso para os consumidores. Essa empreitada caminha em diferentes esferas, desde questões tributárias até o fomento do aprimoramento de técnicas e desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. Faz parte da missão da ABRACERVA fomentar o conhecimento e disseminar a cultura cervejeira. Diante disso, surgiu a ideia do congresso “Cerveja é Gastronomia”, com o objetivo de demonstrar que a cerveja também faz parte do universo da gastronomia, permeando suas mais diversas facetas.

 

Para a realização do evento, a ABRACERVA se juntou ao SINDICERV, Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, que há mais de 70 anos vem trabalhando nos debates, estudos, regulamentos, políticas públicas e normas que contemplem toda a cadeia produtiva da cerveja no Brasil.

 

O SINDICERV representa igualmente as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção nacional de cerveja.

 

As duas associações se uniram com o objetivo de promover um dia de debates e reflexões sobre os principais temas latentes no setor. Sendo assim, o congresso Cerveja é Gastronomia, acontece no dia 30 de junho (quinta-feira), na Universidade Anhembi Morumbi – Vila Olímpia e será gratuito para associados e convidados, sendo apenas obrigatório levar 2kg de alimentos não perecíveis que serão doados para duas Instituições.

 

Com apresentação de Carolina Oda, nome de forte relevância na gastronomia e que atualmente atua como consultora no ramo, o line up do evento traz mais de 15 painéis de discussão sobre o setor cervejeiro e da gastronomia. Estes acontecem de forma concomitante entre as salas de aula, anfiteatro e cozinha a partir das 9h horas da manhã.

 

A abertura, às 9h00, traz Mauro HomemVice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken e Gilberto Tarantino, presidente da ABRACERVA, que discutem sobre a categoria da cerveja e o mercado gastronômico.

 

Na sequência da programação, o painel conta com a participação da vereadora Sandra Santana, a secretária do Turismo Aline Cardoso e Junior Bottura, da Cervejaria Avós, para falarem sobre tema: São Paulo, Cerveja e Cultura.

 

Temas como diversidade, cultura, saúde, tendências entre outros também fazem parte da agenda de conversas para a imersão no mercado artesanal de uma das mais populares bebidas do mundo: a cerveja.

 

Além da programação de painéis, o congresso promove duas aulas shows na cozinha da universidade, a primeira com a Carol Veras do Brewstone Pub de Fortaleza (CE) para discutir o tema da gastronomia no mercado cervejeiro e, na sequência, o chef Onildo Rocha versa sobre a temática “A construção de sabores brasileiros”.

Diversos nomes que estão na cena gastronômica da atualidade aparecem em diferentes momentos do congresso, com destaque para “As brasilidades do gosto no século XXI”, em que participam Elaine de Azevedo do podcast Panela de Impressão, Larissa Januário apresentadora do Sabor & Arte e a jornalista gastronômica Luiza Fecarotta.

 

Em cultura, a mesa redonda sobre “O papel do álcool no processo civilizatório” terá a participação do professor da Anhembi Morumbi, Iberê Moreno, de Rodrigo Moccia, diretor de Relações Institucionais da Ambev e de Fernando Solera, médico e membro da Comissão de controle de doping da CBF.

 

As inscrições podem ser feitas via plataforma Sympla e já estão disponíveis, lembrando que será necessária a doação de 2kg de alimento não perecível. Além disso, as palestras que acontecerão no anfiteatro poderão ser assistidas ao vivo no canal do Youtube da Abracerva, com inscrições online também no mesmo link do sympla.

 

Data: 30/06 – das 9h às 19h30

Local: Anhembi Morumbi – Vila Olímpia, São Paulo, SP

Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia, São Paulo

Link para inscrição:

Link

Confira a programação completa:

Programação

9h

Abertura – A Categoria Cerveja & o Mercado de Gastronomia

Gilberto Tarantino – Abracerva

Mauro Homem – Sindicerv

9h30

São Paulo, cerveja e cultura

Sandra Santana – Vereadora cidade São Paulo

Aline Cardoso – Secretária de Turismo

Junior Bottura – Cervejaria Avós

10h

Cerveja e Gastronomia

Cilene Saorin – Doemens Academy

10h30

Marketing, Cerveja e Gastronomia

Eduardo Sena – Hora do Gole

10h30

O papel do álcool no processo civilizatório e consumo responsável

Mediador: Luiz Nicolaewsky – Sindicerv

Rodrigo Moccia – Ambev

Fernando Solera – Doping Control Coordinator CBF

Iberê Moreno – Anhembi Morumbi

11h

Harmonização Molecular

Rene Aduan Jr. – Escola Superior de Cerveja e Malte

11h30

Boas Práticas na Produção: Segurança dos Processos

Mediador: Luis Guaraná – Sindicerv

Juçara André – MAPA

Renata Walter – Grupo Heineken

14h

Harmonização essencial em brewpubs

Gabriel Ramalho – Goose Island

14h

As brasilidades do gosto no século XXI

Mediadora: Bia Amorim – Abracerva

Elaine de Azevedo – Panela de Impressão

Larissa Januário – Sabor & Arte

Luiza Fecarotta – Jornalista Gastronômica e editora Food Connection

15h

A gastronomia no mercado cervejeiro

Carol Veras – Brewstone

15h30

Cervejas, vinhos e fermentados selvagens

Mediador: Jayro P. Neto – Abracerva

Lis Cereja – Enoteca Saint Vin, Feira Naturebas

Gabriela Monteleone – Tão Longe, tão perto

Diego Simão Rzatki – Cervejaria Cozalinda

16h

A construção de sabores brasileiros

Onildo Rocha – Priceless

16h30

Cultura e Diversidade, a conversa atual

Beatriz Ruiz – Grupo Heineken

Leandro Sequelle – Graja Beer

17h

Cerveja como alimento ao longo da história

Luís Celso Jr – Instituto da Cerveja Brasil

17h

Iniciativas Sustentáveis na indústria da cerveja

Mediador: Fábio Ferreira – Sindicerv

Patrícia Iglecias – CETESB

Mauro Homem – Grupo Heineken

Lucien Belmonte – ABIVIDRO

Cátilo Cândido – ABRALATAS

Caio Miranda – Ambev

 

18h

Gastronomia Brasileira e a intersecção com a cerveja

Mediador: Rosa Moraes – Ânima Educação/The Worlds 50 Best Restaurants

Gilberto Tarantino – Abracerva

Marcelo Corrêa Bastos – Jiquitaia, Lobozó e Vista