A versatilidade das cadeiras: conforto e decoração

Móvel serve para acomodar. Mas também é possível usar a criatividade e ouvir dicas de especialistas para compor o espaço

A versatilidade das cadeiras: conforto e decoração

Figura importante no lar, as cadeiras precisam ser confortáveis e podem também ser decorativas. Tudo vai depender da criatividade e de como compor o espaço. Com vários modelos à disposição, vale a pena recorrer a algumas dicas de profissionais para acertar na escolha e na disposição do móvel.

Os modelos com estrutura em madeira continuam sendo os mais procurados, diz Lulu Andrade, sócia do escritório Adoro Arquitetura. Principalmente os que têm o assento e o espaldar revestidos em tramas naturais ou sintéticas. "Estes modelos são releituras e trazem elegância e atemporalidade ao ambiente onde estão incluídas. Existe também a possibilidade de utilizar modelos sintéticos como a cadeira DSW desenhada pelos designers americanos Charles e Rays Eames", comenta.

Lulu reforça, ainda, que a principal função de uma cadeira é ser confortável. E, para isso, na hora de escolher, ela recomenda que o comprador leve em consideração fatores como ergonomia, leveza e resistência (suportar pesos acima de 110kg). "A partir disso, podemos definir outros atributos. Estilo e cor dependerão principalmente das características do ambiente e da personalidade das pessoas que utilizarão o espaço. Existe uma gama enorme de opções que pode preencher todas as necessidades e o mais variados orçamentos", diz a profissional.

É possível combinar diferentes estilos de cadeiras com a mesa ou é preciso seguir o mesmo estilo? De acordo com Lulu, elas podem ser de estilos diferentes, tomando o cuidado de manter a mesma cor para todas as cadeiras. "Este recurso cria unidade e evita que a composição não fique confortável visualmente", alerta. Ela lembra que os cuidados com o móvel precisam ser permanentes para garantir a durabilidade da peça. "Cada material vai demandar cuidados específicos. Mas, de madeira geral, utilizar produtos neutros e não abrasivos na hora da limpeza é sempre a escolha mais adequada", indica.

Em lojas especializadas, é possível encontrar vários modelos. A Etna, por exemplo, está com novas linhas, oferecendo modelos desde os mais clássicos até os mais modernos. Há peças com preços a partir de R$ 199,90. Na Tok&Stok, as cadeiras também são variadas e há preços para todos os bolsos. Uma das opções é a cadeira Eames Woody, com estrutura em madeira maciça, que sai por R$ 249,90.