A obsessão da medicina do século XIX pelas sanguessugas
Entre todos os métodos de cura para doenças que já foram utilizados na história da medicina, a sangria terapêutica foi a mais amplamente disseminada — e uma das mais antigas, com raízes desde o Egito Antigo. A princípio, a prática começou como um ritual de fundo místico, depois acabou adquirindo caráter doutrinador para justificação da prática até chegar no campo médico.Muito diferente de hoje, que a sangria ainda é feita com a finalidade de extrair algumas substâncias do corpo através da coleta do sangue, como em uma doação, nos anos 1800 era feita por sanguessugas. Leia mais...

Entre todos os métodos de cura para doenças que já foram utilizados na história da medicina, a sangria terapêutica foi a mais amplamente disseminada — e uma das mais antigas, com raízes desde o Egito Antigo. A princípio, a prática começou como um ritual de fundo místico, depois acabou adquirindo caráter doutrinador para justificação da prática até chegar no campo médico.
Muito diferente de hoje, que a sangria ainda é feita com a finalidade de extrair algumas substâncias do corpo através da coleta do sangue, como em uma doação, nos anos 1800 era feita por sanguessugas.